Você sabia que a iluminação pode ser uma grande ajuda para a decoração da sua casa?
Essa iluminação pode ser tanto natural quanto iluminação artificial. Assim, ela pode ser trabalhada e melhorada para destacar sensações e ambientes da casa.
Mas, para que a decoração e a iluminação ornem, é importante que você saiba o valor estético e funcional de cada ambiente.
Assim, as diferentes temperaturas e claridades de lâmpadas vão estar mais adequadas às suas necessidades.
Então, primeiramente para adequar a iluminação para a decoração da casa, é necessário que você sempre saiba compreender qual o propósito do cômodo.
E, após isso, entender o que você pretende com cada um deles é importante, para você conseguir casar sempre com a decoração, iluminação e ambiente.
Além disso, é necessário que você saiba os tempos que você permanece em cada ambiente, já que a iluminação pode ajudar ou atrapalhar esse tempo.
Se você quer entender melhor como usar a iluminação em sua decoração, como ela pode agradar mais em ambientes e como adaptar sua edificação para isso, esse artigo é para você!
Como combinar a iluminação na decoração?
Bem, você já deve ter percebido que é comum falarmos em como a iluminação passa sensações. Desde o aconchego, geralmente usado, até o foco e a clareza em alguns cômodos.
Isso acontece pelo método que usamos as luzes, tanto em cores quanto em potência. Afinal, quando uma luz é mais clara e forte, ela passa uma sensação muito diferente de uma luz mais fraca.
Essa diferença de luzes vamos chamar de “luzes frias”, “luzes neutras” e “luzes quentes”.
Assim, cada uma delas passará algumas sensações diferentes, sendo que seus usos são diferentes em cada cômodo.
Então é preciso que você saiba que pode usar qualquer tipo de iluminação em ambientes, mas existem formas diferentes de usar lâmpadas e iluminação.
Porém, falamos sobre combinar iluminação porque os usos de cada ambiente podem ter diferentes usos e, assim, adaptar as luzes mesmo em ambientes iguais.
Então, a adaptação de cores é combinada com cada uso, seja ele um ambiente mais social ou mais sério – como para estudos ou reuniões.
Como escolher cada iluminação?
Como supracitado, a iluminação nesse caso será não só um componente do ambiente, mas também parte da decoração – e talvez até mesmo o elemento principal.
Então, você deve escolher os recursos de iluminação que fazem toda a diferença na decoração dos espaços.
Mas, você sabe como escolher as lâmpadas e o tipo de iluminação? Mas, entenda que a temperatura das lâmpadas são aferidas na unidade Kelvin (K). Essa informação é importante para entender as características de diferentes cores de lâmpadas.
Luz quente
Quanto menor o valor de unidade K, mais quente será a cor da lâmpada. As lâmpadas quentes, entre 2300 e 2700K, produzem uma coloração mais amarelada, morna e aconchegante.
É uma iluminação ideal para quartos, sala de estar e ambientes de leitura.
Luz neutra
As chamadas luzes neutras são intermediárias no espectro de iluminação, entre 3000 e 3200K. Pode ser bem utilizada em corredores, em spots ou sancas.
Devido ao fato da luz branca não causar nenhuma distorção de cor, podem aparecer em lavabos e banheiros.
Luz fria
As luzes frias, como você deve imaginar, são as luzes com cores mais brancas. Assim, elas costumam ter 3500K e, pode chegar a ultrapassar até 8000K.
Elas costumam ter aplicabilidade adequada em escritórios residenciais, bibliotecas ou cozinhas.
Luzes LED
As luzes de LED ajudam a criar um efeito de iluminação indireta e são muito versáteis. Isso porque elas são econômicas e podem durar até 25 vezes mais que as lâmpadas incandescentes.
Além disso, as luzes de LED são boas para usar em diversos ambientes, podendo personalizar até mesmo as cores.
Quais tipos de iluminação pode ter numa decoração?
Agora é o momento de entender como usar a iluminação como elemento principal da decoração, ou ainda fortalecer a decoração.
Então, entenda agora como utilizar a iluminação para isso.
Iluminação direta
A iluminação direta é a luz direcionada diretamente sobre algum ponto específico, seja para criar um foco direto.
Assim, ele irá valorizar uma área, uma situação ou um elemento. Para se entender, a luz direta seria semelhante a iluminação em uma peça de teatro onde foca no ator e ignora as outras áreas.
Iluminação indireta
Esse tipo de iluminação é utilizado em áreas que querem trazer um clima mais aconchegante. Esse tipo de iluminação geralmente é colocado em detalhes no chão, em sancas ou no gesso, com spots direcionados.
É comum que o ambiente tenha cores claras para reflexão da luz na superfície.
Iluminação Difusa
Nesse modelo, a ideia é iluminar todo o ambiente de forma suave, sem gerar contrastes e sombras sobre os objetos, móveis ou decoração.
Esse efeito é alcançado por meio de um filtro, gerado sobre a lâmpada, que pode ser de vidro ou acrílico. Assim, garantindo que a luz ofereça a sensação de conforto.
Assim, se você quer entender qual o modelo de iluminação que você precisa usar para cada ambiente, venha já para a Sólida Engenharia e Arquitetura.
Aqui nossa equipe estará preparada para auxiliar você a montar os melhores ambientes em sua edificação, trazendo as sensações corretas e investindo sempre na melhor iluminação.
Além disso, estaremos sempre preparados para montar junto com você os melhores pontos de luz.
Veja mais: